TST inclui casos sobre terceirização e pejotização na tabela de recursos repetitivos

A SDI-1 do TST acolheu novos Incidentes de Recurso de Revista Repetitivos (IRR), os temas 29 e 30 da tabela de Recursos Repetitivos, cujas temáticas a serem julgadas são, respectivamente, terceirização e pejotização. O objetivo da inclusão de temas na referida tabela é a uniformização da jurisprudência em questões jurídicas recorrentes nas demandas trabalhistas.

Saiba mais

No tema 29, a questão submetida a julgamento é a licitude da terceirização, inclusive em atividade-fim, nos casos em que o prestador de serviços seja um ex-empregado da tomadora de serviços (RR-1848300-31.2003.5.09.0011).

Já a questão em debate no tema 30 é a possibilidade de reconhecimento de relação de emprego nos contratos em que o prestador de serviços é uma pessoa jurídica constituída para intermediar relação de trabalho (RRAg-373-67.2017.5.17.0121).

Ambos os temas foram afetados no dia 05/12/2024, e ainda aguardam a distribuição a um Relator e um Revisor, de modo que também não possuem previsão de julgamento.

Veja também

TST admite três novos temas em Incidentes de Recursos de Revista Repetitivos

TST abre prazo para manifestações de interessados no julgamento do recurso repetitivo sobre limites temporais para aplicação da Reforma Trabalhista

TST: aplicabilidade da Súmula 85 (compensação de jornada) será julgada por meio da sistemática de Recursos Repetitivos

Teses trabalhistas firmadas pelo TST em recursos repetitivos até 2017 - Conexão Trabalho - Uma nova Relação Trabalhista

Fonte: CNI | Autorizada a reprodução desde que citada a fonte.