Assinador PJeOffice não pode mais ser utilizado na Justiça do Trabalho

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) informou, por meio do ofício circular 22/2021, que o aplicativo PJeOffice, gerido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e utilizado para assinatura digital de documentos, não pode mais ser usado nos Processos Judiciais eletrônicos (PJe) da Justiça do Trabalho, em todas as Cortes trabalhistas do Brasil. Segundo o documento, o aplicativo se tornou incompatível com o sistema utilizado pela Justiça Trabalhista. A medida tomou efeito no dia 30 de abril de 2021.

De acordo com o ofício assinado pela presidente do CSJT e do TST, o motivo é que a assinatura de documentos das últimas versões do PJe-JT usa um novo padrão, não adotado pelo Office e que permite a validação dos documentos PDF ao longo do tempo, facilitando a interoperabilidade e a atualização tecnológica.

Dessa forma, os usuários deverão utilizar o aplicativo Shodo, administrado pelo CSJT. Os links para download do PJeOffice serão retirados da página inicial do PJe-JT em breve. 

Por outro lado, o CSJT recomenda que os Tribunais que utilizam o sistema PJeCor em suas Corregedorias devem manter o PJeOffice acessível aos usuários dessa ferramenta. Assim, o aplicativo continua válido nessas hipóteses, por ser a única opção disponível.

Fonte: CNI