FUNDACENTRO divulga duas cartilhas sobre atividades com amianto

A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO, entidade vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego, publicou em dezembro de 2023 duas cartilhas informativas sobre Segurança e Saúde no Trabalho em Atividades com Amianto .

A primeira cartilha, "Desamiantagem: O que você precisa saber - Trabalhar com materiais contendo amianto", traz informações gerais sobre o assunto. Ela abrange desde o conhecimento básico sobre o amianto e os produtos que o contêm, até as doenças relacionadas à inalação de suas fibras. Além disso, o guia detalha as regulamentações brasileiras aplicáveis e oferece orientações sobre os procedimentos a serem adotados para minimizar riscos à saúde e ao meio ambiente em canteiros de obras.

E, a segunda, "Ei, tem amianto?", é direcionada especificamente aos trabalhadores que se deparam com o risco de exposição ao amianto durante reformas, demolições, remoções e atividades de limpeza. Nessa cartilha se enfatiza a importância de medidas de prevenção, incluindo o uso correto de equipamentos de proteção individual, como máscaras respiratórias e macacões e a observância das normas ambientais.

Ambas as cartilhas estão disponíveis em meio eletrônico, na página da biblioteca da FUNDACENTRO (neste endereço). 

Fonte: CNI | Autorizada a reprodução desde que citada a fonte.