Como modernizar as leis para o novo mundo do trabalho?

As mudanças trazidas por novas tecnologias e a pandemia de Covid-19 impactam, de forma contínua, o mundo do trabalho. Esse contexto traz desafios para empresas e trabalhadores e, para que consigam encontrar soluções que sejam mutuamente benéficas, é preciso que as regras que regem as relações trabalhistas estejam em sintonia com a nova realidade. Assim, seguir com a modernização das normas laborais no Brasil deve ser prioridade para os próximos anos.

O terceiro capítulo da minissérie Desafio : Brasil é sobre esse dilema. Confira!


As medidas propostas pela indústria para melhorar as relações de trabalho no país estão no documento Modernização e desburocratização trabalhista, entregue pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aos pré-candidatos à Presidência da República.

O estudo aborda 12 pontos de aprimoramento que devem figurar nos programas de governo, pautados por pilares como a valorização do diálogo entre empregadores e trabalhadores, segurança jurídica e redução da litigiosidade e políticas públicas que favoreçam a ocupação de vagas de emprego.

A minissérie Desafio : Brasil vai ao ar de 22 a 28 de junho, aqui na Agência de Notícias da Indústria e no YouTube da CNI.

Os vídeos abordam temas que devem ser prioritários para quem quer que seja o próximo presidente da República: economia, saúde, educação, trabalho e previdência, infraestrutura, sustentabilidade e inovação.

A minissérie envolve estudos e análises das 21 propostas que a indústria levou aos pré-candidatos à Presidência da República.

No dia 29 de junho, em Brasília, os presidenciáveis participam do evento Diálogo da Indústria com Candidatos à Presidência da República, promovido pela CNI. Na ocasião, eles terão a oportunidade de debater estas propostas com os empresários e apresentar medidas que querem adotar em seus governos para aumentar a produtividade das empresas e estimular o crescimento sustentado da economia brasileira.

Narração: Ariadne Sakkis
Roteiro: Arthur Rosa e Guilherme Queiroz
Imagens: Michelle Fioravanti, Iano Andrade e Pexels
Edição: Michelle Fioravanti
Animação e pós produção: Gabriel Pinheiro
Direção-geral: Ariadne Sakkis
Produção executiva: Rodrigo Caetano
Da 
Agência de Notícias da Indústria

Fonte: Portal da Indústria