Você Sabia? Em 2026, o certificado de segurança de conexão entre o sistema de folha e o eSocial vai mudar.
Mudança técnica obrigatória exige ação da área de tecnologia da informação para garantir que o envio da folha de pagamento não seja bloqueado.
A partir de 12 de janeiro de 2026, o eSocial mudará seu padrão de segurança para certificados emitidos pela Autoridade Certificadora Internacional Sectigo. Na prática, isso significa que os softwares de folha de pagamento que não tiverem os novos certificados instalados no servidor não conseguirão transmitir dados, resultando em falha na conexão entre o sistema de folha de pagamento e o eSocial.
Para evitar a paralisação da transmissão dos dados, a ação é estritamente técnica e deve ser realizada pelas equipes de Tecnologia de Informação (TI) e fornecedores de software antes das datas de mudança.
Confira os pontos principais e fique atento ao calendário:
📅 Fique atento ao Calendário:
- 12 de janeiro de 2026: início da exigência no ambiente de testes (Produção Restrita). Se o sistema utilizado pela empresa não estiver atualizado, os testes falharão.
- Junho de 2026: entrada definitiva em vigor (Produção). Quem não se adequar até lá ficará impedido de transmitir os dados oficiais das folhas de pagamento.
Quem precisa agir?
A ação é voltada principalmente para os fornecedores de sistemas de folha e equipes de TI das empresas. Eles devem importar os novos certificados (Sectigo Public Server Authentication) nos servidores utilizados pelos empregadores para garantir a compatibilidade da conexão de segurança HTTPS (TLS).
Para que a conexão entre o sistema de folha e o eSocial ocorra com sucesso, é necessário instalar as cadeias de certificados (Raiz R4 e AC OV R36) como confiáveis no servidor cliente que tenha o sistema da folha. Os arquivos estão disponíveis no site oficial da Sectigo e a reinicialização do servidor após a instalação é obrigatória.
E quem usa o Portal Web?
Se você utiliza os ambientes web do eSocial (navegador) ou os módulos simplificados, não haverá impacto. Sua rotina de acesso permanece a mesma.
Saiba mais em: https://www.gov.br/esocial/pt-br/noticias/atualizacao-de-certificado-do-esocial-para-um-novo-padrao-de-seguranca