A 10ª Semana Nacional da Execução Trabalhista acontece entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro de 2020

A Justiça do Trabalho realiza a 10ª edição da Semana Nacional da Execução Trabalhista. O evento tem como objetivo mobilizar, nacionalmente, a conciliação para encerramento dos processos trabalhistas em fase de execução, em que os devedores não pagaram o que foi reconhecido em juízo.

A solução, por meio da conciliação, encerra de imediato o processo, após a celebração de acordo entre as partes envolvidas. O slogan do evento este ano é “O seu direito não pode esperar”.

O encerramento, por meio da conciliação, tem alcançado bons resultados. Entre março e setembro deste ano, de acordo com o TST, foram encerrados por acordos de conciliação mais de 100 mil processos em fase de execução.

Este evento é realizado, anualmente, desde 2011. Na edição do ano passado, em 2019, a mobilização beneficiou mais de 63 mil pessoas em todo o Brasil, movimentando quase R$ 1,7 bilhão.

A 10ª Semana Nacional da Execução Trabalhista é um evento realizado pela Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), juntamente com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRT). A edição deste ano, em decorrência da pandemia provocada pela covid-19, contará com atividades remotas e presenciais, conforme a situação sanitária de cada região. Entre as atividades a serem realizadas estão leilões e maratonas de pesquisa patrimonial, audiências de conciliação e penhoras de bens.

Todos os trabalhadores e empresas, que possuam processos em execução na Justiça do Trabalho, podem participar do evento, que ocorre na semana dos dias 30 de novembro a 4 de dezembro de 2020.

A abertura do evento será transmitida ao vivo, na segunda-feira, dia 30 de novembro, no canal do TST no Youtube.

Fonte: CNI