Confira quem são os finalistas do Prêmio Excelência Sindical

São 12 selecionados em cada categoria. Vencedores serão conhecidos no dia 27 de novembro no Encontro Nacional da Indústria (ENAI)

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quarta-feira (30) os 12 finalistas do Prêmio Excelência Sindical da Indústria 2024 nas categorias Federação e Sindicato.

Lançada em abril, a iniciativa objetiva reconhecer federações e sindicatos empresariais que se destacaram na promoção e fortalecimento do sistema sindical da indústria. Foram 307 ações inscritas nas duas categorias - 243 de sindicatos e 64 de federações. 

Os vencedores serão conhecidos no dia 27 de novembro, no Encontro Nacional da Indústria (ENAI), em Brasília. Três iniciativas de cada categoria – classificadas em 1º, 2º e 3º lugares - serão premiadas.

Além da premiação, os ganhadores participarão de uma mesa-redonda no ENAI para compartilhar a experiência. 


“Estamos muito satisfeitos com o engajamento dos sindicatos e das federações das indústrias nessa ação e, principalmente, com a qualidade dos projetos apresentados. Acreditamos que o prêmio e as experiências resultantes dessa iniciativa vão ajudar a fortalecer a representatividade do setor e inspirar novas práticas voltadas ao associativismo”, afirma a chefe de gabinete da CNI, Danusa Amorim. 


Conheça os finalistas e respectivos projetos/ações inscritos:

Categoria Federação

Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA): Hub da Indústria
Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA): Exporta DF
Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC): Indústria Sustentável: Programa de Certificação – Selo ESG-FIEC
Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA): Manual do Sindicato Empresarial
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG): Case Programa FIEMG Competitiva
Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA): Redes - Iniciativa do Sistema FIEPA
Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA): MapRedes - Mapeando Fornecedores na Amazônia
Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA): Assessoria de crise para o embargo da carne brasileira na China Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP): Ação Especial Setorial da Madeira
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC): BI de Gestão Sindical
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP): Plataforma Inteligência de Dados
Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN): Boletim FIRJAN

Categoria Sindicato

Sindicato das Indústrias de Mármores, Granitos e Similares do Estado da Bahia (SIMAGRAN BA): Projeto Bege Bahia Sustentável
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau (SIMMMEB SC): SIMMMEB Digital
Sindicato da Indústria Audiovisual (SICAV RJ): A Nova Retomada
Sindicato das Empresas de Extração de Areia do Estado de Goiás (SINDIAREIA GO): Projeto Peso Certo, Preço Justo
Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS MG): Negociação coletiva de insumos para associados
Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos, Petroquímicos, Farmacêuticos e de Perfumaria e Artigos de Toucador do Estado do Pará (SINQUIFARMA PA): Amazônia na Pele – Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local do Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria, Cosméticos e Biocosméticos (HPPC)
Sindicato Patronal da Indústria Mecânica de Joinvile e Região (SINDIMEC SC): Programa Selo Confiança SINDIMEC
Sindicato das Empresas do Complexo Industrial da Saúde do Rio Grande do Sul (SINDICIS RS): Prática Integrada entre a Universidade e a Indústria
Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (SINDIPÃES ES):  1º Curso Superior de Panificação
Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (SINDIPEÇAS): Transformação Digital para Produtividade e Competitividade da Indústria
Sindicato das Indústrias do Vestuário do Alto Uruguai (SINDIVEST AU RS): Tecnologia industrial no desenvolvimento das pequenas e médias empresas do Alto Uruguai
Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON Paraná Norte): ConstruHub
 

Número de inscritos e qualidade das iniciativas surpreenderam

Na avaliação dos cases, a banca examinadora analisou os resultados alcançados (quantitativos ou qualitativos), o impacto para o setor que representa, a inovação, ou seja, o diferencial da ação/projeto considerando sua aplicação ao cenário sindical e a replicabilidade da iniciativa por outras federações ou sindicatos. 

Para o advogado Eduardo Pastore, um dos cinco examinadores convidados para a banca, o número de inscritos e a qualidade das iniciativas chamaram a atenção. 


“Os sindicatos e federações candidatos ao prêmio apresentaram projetos inovadores e maravilhosos. Foram projetos que mostraram extrema preocupação com questões sociais, valorizando as empresas representadas. A preocupação socioeconômica foi uma constante nestes projetos. E todos com avaliações muito concretas”, destaca. “O número de inscritos revelou o espírito associativo. Tanto as federações quanto os sindicatos demonstraram que estão ‘antenados’ quanto ao desejo de manifestarem que estão engajadas em prol do associativismo, reforçando a importância e o papel das federações e dos sindicatos”, completa.


Para o gerente de Estudos e Formulação da CNI, Frederico Cezar, que também integrou a banca, o grande número de inscritos reflete a valorização da iniciativa e a relevância que a premiação alcançou entre as entidades. Ele destaca que o reconhecimento fortalece o movimento sindical, mas o impacto positivo vai além.


“Com uma representação mais eficiente junto à sociedade e aos poderes constituídos e com a oferta de serviços voltados às necessidades reais da categoria, as indústrias podem alinhar-se melhor às demandas de mercado e às demandas sociais e ambientais.”


Programa valoriza e fortalece representatividade

O prêmio é um dos três eixos do Programa Excelência Sindical, ação estratégica da CNI, em parceria com as federações de indústria de todo o país, que visa valorizar, ampliar e fortalecer a representatividade do setor.

Além desse reconhecimento, o programa contempla ações de mobilização e relacionamento, com foco na disseminação de experiências e boas práticas relacionadas ao associativismo no setor industrial; e ações de capacitação, voltadas para disseminar conhecimento, atrair associados, fortalecer e promover o sistema de representação da indústria.

Fonte: Agência Notícias da Indústria