Erro é detectado no eSocial pelo Dataprev e nova Central de atendimento é lançada

Dataprev detecta erro na prestação de informações ao eSocial por empresas ao verificar em sua base de dados que mais de 11.700 empregados celetistas foram erroneamente cadastrados por cerca de 700 empresas como pertencentes ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), o regime previdenciário dos servidores públicos.

O Comitê Gestor do eSocial comunica que o erro deve ser corrigido pelas próprias empresas que prestaram a informação equivocada, isto porque os dados não são alterados automaticamente pelo sistema. Para a reparação do erro, é necessário fazer a retificação dos eventos transmitidos, caso contrário, de acordo com as regras do eSocial, não será possível efetuar o envio dos eventos remuneratórios dos trabalhadores (S-1200).

 

Para evitar que o erro se repita no futuro, os usuários devem se certificar que seus softwares não estejam configurados erroneamente.

 

 

Atendimento às empresas

 

A plataforma do eSocial lançou número de nova central de atendimento para orientar as empresas. O número aceitará ligações de telefones fixos para esclarecer dúvidas operacionais do sistema relacionadas ao envio, consulta e edição de eventos transmitidos para o eSocial, além da utilização dos módulos Web do eSocial (Web Empresas, MEI e Web Doméstico) para todos os empregadores, inclusive os domésticos.

 

Vale ressaltar que a Central responderá dúvidas apenas a respeito de questões técnicas do sistema, não atendendo dúvidas de direito material (aplicação ou interpretação da lei).

 

 

O número da Central de Atendimento é 0800 730 0888 e o horário de atendimento será de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

 

 

Além do atendimento telefônico, o eSocial também disponibiliza atendimento via e-mail. Os empregadores podem enviar suas dúvidas clicando no Fale Conosco do Portal, onde receberão as respostas no e-mail informado no formulário.

 

 

As empresas que utilizam o ambiente de testes da plataforma podem encaminhar suas questões pelo próprio formulário, entretanto, não receberão respostas individuais. Neste caso, suas dúvidas poderão estar contempladas na área de Perguntas Frequentes, disponível para todos os usuários.

 

Fonte: CNI